Nova
ponte vai do Baldo, na Zona Leste, à Av. Itapetinga, na Zona Norte.
Autor
do projeto diz que agora cabe ao governo a viabilização das obras.
A
lei que autoriza a construção de uma terceira ponte sobre o Rio Potengi, em
Natal, foi publicada no Diário Oficial do Município nesta quinta-feira (18). A
ponte, de acordo com o projeto, ligará as zonas Leste e Norte da cidade.
Autor
do projeto, o vereador Luiz Almir explicou que o projeto da nova estrutura foi
planejado antes da contrução da Ponte Newton Navarro. Agora, a Câmara aprovou e
o Poder Executivo deve adotar as medidas necessárias para a realização das
obras", disse ao portal G1.
Ainda
segundo Luiz Almir, a nova ponte deve ser construída próximo ao viaduto do
Baldo, localizado na Zona Leste, e segue o traçado até as proximidades da
avenida Itapetinga, no 'coração' da Zona Norte. "A localização estratégica
promete acelerar o deslocamento dos motoristas e evitar engarrafamentos. A
estimativa é de que cerca de 40 mil veículos passem pela nova ponte
diariamente", acrescentou.
Para
o vereador, a importância da nova ponte vai além da desobstrução do tráfego na
região. "Esta ponte é tão importantes quanto as outras duas. É uma opção
para melhorar e ampliar o acesso ao Aeroporto Aluízio Alves. A Zona Norte deve
crescer, novos shoppings, restaurantes e, talvez, um novo centro de convenções.
Além disso, a região receberá um aumento de turistas", destacou.
"Estamos
na fase inicial, mas já aprovamos a lei. Agora, cabe ao governo do Rio Grande
do Norte a viabilização das obras; As medidas burocráticas como a definição da
empresa que iniciará a construção, por exemplo", pontuou Luiz Almir.
Ponte
Newton Navarro
A
Ponte Newton Navarro é uma das atrações da cidade. Inaugurada em novembro de
2007, a edificação é considerada a mais alta ponte estaiada (suspensa por
cabos) do país. E tornou-se ponto de visitação turística também devido à altura
e imponência. A ponte possui 55 metros de altura em seu vão central e
aproximadamente 1,8 quilômetros de extensão, dos quais cerca de 400 metros são
sustentados por cabos de aço presos a dois mastros de 103 metros de altura
cada.
Ponte
de Igapó
A
Ponte do Potengi Presidente Costa e Silva, mais conhecida como Ponte de Igapó,
tem uma história dividida em três etapas. A primeira construção começou a ser
erguida em 1913, foi concluída em 1915 e inaugurada em 20 de abril de 1916. Era
totalmente de ferro e só possuía duas vias em sentidos opostos, mais a linha
férrea. Sua função era a de permitir a passagem dos trens da Estrada de Ferro
Central, facilitando o transporte entre a capital e o interior do estado. Em
razão do crescimento urbano da Zona Norte, e pelo alto fluxo de veículos, a
estrutura metálica foi deixada de lado e construída uma segunda ponte de
concreto. Essa segunda ponte foi inaugurada em 1970. Em 1988, foi erguia uma
terceira ponte unida à segunda, formando uma ponte só. Hoje, a Ponte de Igapó
possui 606 metros de extensão e quatro vias, mais uma linha férrea. A estrutura
inicial, a metálica, foi comprada por uma empresa privada que retirou várias
partes. Atualmente, apesar de também ser considerada cartão-postal da cidade,
encontra-se abandonada e enferrujada.
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