Banner Ad

História de Ielmo Marinho

Introdução:
Embarque nessa aventura junto conosco para conhecer um pouco mais sobre a história da nossa cidade querida.







A localidade de paisagem agradável, boa para a produção agrícola e adequada para pecuária, chamada de Poço Limpo, desde cedo experimentava sinais de progresso.

Com terras boas para o gado e para o plantio, Poço Limpo, às margens do Rio Potengi, mantinha uma atividade intensa, com muita fartura, festividade e crescimento, no final do século XIX e no início do século XX,. Segundo relata Ferreira Nobre, em 1877  Poço Limpo era, verdadeiramente, um povoado importante na região.

A antiga povoação de Poço Limpo, ao longo de sua história, foi integrada ao território de vários municípios. Primeiro, foi parte das terras que pertencem a Natal; depois passou a ser um dos dezoito povoados do município de São Gonçalo do Amarante.

Em seguida, no ano de 1943, a povoação de Poço Limpo foi vinculada diretamente ao município de São Paulo do Potengi.

Vinte anos se passaram e em 27 de Agosto de 1963, através da Lei número 2.909, o povoado desmembrou-se de São Paulo do Potengi e tornou-se o novo município de Ielmo Marinho.

A decisão de escolher o nome Ielmo Marinho, vem a ser uma homenagem a um ilustre filho da terra, muito querido na localidade, que durante muitos anos dedicou-se á comunidade. O nome do município foi proposto pelo deputado Manoel Gurgel, em homenagem a um jovem líder desaparecido aos 25 anos. Sofrendo de doença incurável, desde os 8 anos, Ielmo Marinho de Queiroz, percorria a cavalo o território, desenvolvendo invejável campanha no plano assistencial.


Evento religioso:

Em Ielmo Marinho comemora-se a festa de seu padroeiro, São Raimundo, no dia 31 de Agosto, com atos religiosos e eventos populares.

Economia:


A economia é baseada na produção agrícola, com destaque a produção de abacaxi, sendo o maior produtor do estado.

A economia também se destaca a pecuária, e na extração de brita granítica, argila, comum e areia. Seu artesanato é representado pela fabricação de estatuetas e jarros de barro, e pela confecção de redes de dormir e tapetes de agave.

Geografia:


O município de Ielmo Marinho situa-se na mesorregião Agreste Potiguar e na microrregião Agreste Potiguar, limitando-se com os municípios de Bento Fernandes, Taipu, Ceará-Mirim, São Pedro, Macaíba, São Gonçalo do Amarante e Santa Maria, abrangendo uma área de 313 km².

A sede do município apresenta coordenadas 05°49’26,4” de latitude sul e 35°33’10,8” de longitude oeste, distando da capital cerca de 45 km, sendo seu acesso, a partir de Natal, efetuado através das rodovias pavimentadas BR-304 e RN-064.

A cidade de Ielmo Marinho esta localizado na Microrregião Homogênea do Agreste Potiguar, limita-se a leste com a microrregião homogênea da Grande Natal, sendo uma área de pluviosidade média em torno de 600mm a 1.000mm por ano. com clima predominantemente quente.


No ano de 1970, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estabeleceu critérios para a divisão do Estado do Rio Grande do Norte em 12 Microrregiões Homogêneas. 

Esta nova regionalização procurou agrupar em pequenas regiões os municípios que apresentavam semelhanças e uma certa homogeneidade não só no quadro natural, mais esta regionalização procurou agrupar municípios que apresentava semelhanças no quadro econômico e principalmente histórico, onde estabeleceu a divisão geográfica do Rio Grande do Norte. Onde o município de Ielmo Marinho esta localizado na Região do Agreste Potiguar.

Além da sede do municipal, Ielmo Marinho conta importantes distritos e localidades em seu município segundo o IBGE:

Jurumenha, Pacavira, Capivara, Alegria, Boa Vista, Lagoa do Meio, Pororocas, Serrote Coberto, Lajinha, Fazenda Nova, Chaparral, Carnaúba, São Sebastiao I, São Sebastiao II, Lagoa de Dentro, Canto de Moça, Nova Descoberta, Lagoa Funda, Oiticica, Umari, Riacho da Telha.

Vegetação:


Quanto à formação vegetal, o município possui Caatinga Hipoxerófila – vegetação de clima semiárido apresenta arbustos e árvores com espinhos.

Aspecto menos agressivo do que a Caatinga Hiperxerófila. Entre outras espécies destacam-se a catingueira, angico, juazeiro, braúna, marmeleiro, mandacaru, umbuzeiro e aroeira. 

Clima:

O município de Ielmo Marinho esta situado na região denominada de Polígono das Secas, que apresenta um regime pluviométrico marcado por extrema irregularidade de chuvas, no tempo e no espaço. Nesse cenário, a escassez de água constitui um forte entrave ao desenvolvimento socioeconômico e, até mesmo, à subsistência da população.

A ocorrência cíclica das secas e seus efeitos catastróficos são por demais conhecidos e remontam aos primórdios da história do Brasil.

O município possui um clima tropical chuvoso, com verão seco e estação chuvosa adiantando-se para o outono, período chuvoso de abril a junho, temperatura média anual em torno de 29,0ºC e umidade relativa média anual de 72%. 

Um comentário:

  1. Lembrando que Ielmo Marinho e um dos municípios da Região Metropolitana de Natal.

    ResponderExcluir

Blogger Ielmo Marinho em FOCO. Tecnologia do Blogger.