Banner Ad

quinta-feira, 5 de março de 2015

PROGRAMA LEITE E GENÉTICA É LANÇADO E ANIMA PRODUTORES POTIGUARES

A Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc), lançou nesta terça-feira (3), em parceria com o Sebrae/RN, o programa Leite & Genética, aconteceu no Parque Aristófanes Fernandes. Que vai trabalhar melhoramento genético, gestão e planejamento do rebanho potiguar, subsidiando 80% dos custos para os criadores. O lançamento aconteceu no Parque Aristófanes Fernandes e reuniu produtores e criadores de várias partes do estado.

“Estamos abrindo hoje uma nova oportunidade para trabalhar a genética e a gestão do nosso rebanho leiteiro e de corte de maneira mais eficiente. Tornaremos o Rio Grande do Norte destaque no quesito genético. É sem dúvida uma grande notícia para o setor agropecuário potiguar”, comemorou Antônio Teófilo, presidente da Anorc.

O Leite & Genética também conta com parceria da FAERN – Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte, Sinproleite e Núcleos de Criadores do Estado, e prevê ações de biotecnologias de reprodução em bovinos, como a Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) e Fertilização In Vitro (FIV), sanidade de rebanhos, qualidade do leite, eficiência reprodutiva e gestão.

O início do programa, que é operado com apoio do em parceria com o Instituto Bio sistêmico (IBS), também viabilizou a implantação do primeiro laboratório de fertilização in vitro no Estado, um desejo antigo da Anorc. Estão previstos pacotes de atendimentos para criadores de raças de leite e corte de variados portes. Através do Sebrae/RN, o programa paga 80% dos custos dos investimentos a serem realizados nas propriedades rurais. Os outros 20% são contrapartida financeira do produtor que aderir ao programa.

Por meio de consultorias técnicas e inovação, as ações do projeto Leite e Genética trazem ao produtor programas de melhoramento genético. A essência do programa está em identificar, organizar, estruturar e melhorar, de maneira estratégica, a oferta e produção exigidas pelo mercado. As ofertas são focadas no fortalecimento e na sustentabilidade das propriedades leiteiras. O atendimento se dará através das unidades móveis. Pode se beneficiar do projeto os produtores que possuam um faturamento de até R$ 3,6 milhões/ano. Os interessados podem se informar na secretaria da Anorc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogger Ielmo Marinho em FOCO. Tecnologia do Blogger.