Banner Ad

domingo, 8 de dezembro de 2013

SAÚDE DE IELMO MARINHO É REFORÇADA COM MÉDICO CUBANO

O município de Ielmo Marinho, graças a esforços por parte da secretaria Municipal de Saúde, foi contemplado com a vinda de um médico cubano pertencente ao "Programa Mais Médicos", do Governo Federal. O profissional já está na cidade onde, durante a próxima semana, terá contato com as equipes da secretaria e vai conhecer a estrutura disponível.

O profissional que chegou a Ielmo Marinho ontem, dia 7, é o cubano Yuleisy Torres Valiente, 40 anos. Formado em Medicina há 13 anos, Yuleisy é especialista em medicina familiar. Casado, é pai de dois filhos. Mulher e crianças ficaram em Cuba. O médico já tem experiência em trabalhar fora de seu país. Por seis anos - entre 2004 e 2009 -, o cubano esteve na Venezuela.


Segundo o secretário de Saúde de Ielmo Marinho, Sales Guedes, o cubano chega para dar assistência à população dentro do Programa Saúde da Família (PSF). "Sera um reforço na nossa equipe. Um diferencial interessante é que este médico vai morar no município. Temos, assim como as demais cidades do Rio Grande do Norte, problemas para contratar médicos. Com o 'Mais Médicos', o problema é solucionado", contou. O secretário lembrou ainda que um novo posto de saúde, na sede de Ielmo Marinho, está em fase de conclusão. "Em breve, iremos inaugurar mais essa unidade", colocou.
Mais Médicos

Lançado em 8 de julho pelo Governo Federal, o Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, com objetivo de acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde e ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país.

Os profissionais do programa recebem bolsa de R$ 10 mil por mês e ajuda de custo pagos pelo Ministério da Saúde. Também será depositado mensalmente para o médico, junto com a bolsa, o valor de R$ 457,49, referente à contribuição previdenciária obrigatória aos participantes do programa e custeada pelo Ministério da Saúde. O tributo será recolhido pela Previdência Social por meio de desconto em folha do valor. Os municípios ficam responsáveis por garantir alimentação e moradia aos selecionados. Como definido desde o lançamento, os brasileiros têm prioridade no preenchimento dos postos apontados e as vagas remanescentes são oferecidas aos estrangeiros.


Todos os profissionais cursam durante sua participação no Mais Médicos especialização em atenção básica, oferecida pela Universidade Aberta do SUS (Una-SUS), na modalidade de educação a distância. O acompanhamento das atividades acadêmicas desses médicos é feito por tutores e supervisores vinculados às universidades públicas que aderiram ao programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogger Ielmo Marinho em FOCO. Tecnologia do Blogger.