Banner Ad

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

TERREMOTO DE 8,3 GRAUS ATINGE O CHILE

Santiago (AE) - Um forte terremoto de 8,3 graus atingiu a capital do Chile, Santiago, na noite de ontem, fazendo os prédios tremerem e as pessoas buscarem por abrigo nas ruas. Vários tremores secundários ocorreram e um alerta de tsunami soou no porto de Valparaíso.

Não havia informações oficiais, até o fechamento desta edição, de feridos ou mortos. Mas algumas agências de notícias divulgaram dados segundo os quais os abalos provocaram duas mortes e deixaram uma dezena de feridos.

As autoridades chilenas emitiram um alerta de tsunami para toda a costa do país e do Peru e as autoridades dos EUA  para o Havaí. Também foi alertado que grandes ondas causadas pelo terremoto podem atingir a costa.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos reportou inicialmente que o terremoto teve uma magnitude preliminar de 7,9 graus, mas logo revisou para 8,3 gruas na escala Richter. Alguns serviços fizerem medições que indicaram 8,4 graus.

Os Bombeiros de São Paulo informaram que o tremor foi sentido até na capital paulista -- muitas pessoas ligaram para o número de emergência reportando o tremor. Diversas províncias argentinas também sentiram o terremoto.

O transporte público funcionava normalmente em Santiago, informaram veículos de imprensa locais, que também deram notícias sobre cortes de energia elétrica em algumas regiões da capital. De acordo com o Centro Nacional de Sismologia da Universidad de Chile, o sismo foi sentido às 19h54, com epicentro localizado 36 quilômetros ao oeste da cidade de Canela e a 11 quilômetros de profundidade. O epicentro do tremor fica no mar, a 243 km de Santiago e a pouco mais de 10 km da costa.

Havia informações também em alguns portais de notícias, que citavam a Companhia de Bombeiros de Concepción, sobre relatos de que na região de Coquimbo foram observadas na noite de ontem ondas de 6 metros. Em Valparaíso, elas chegaram a 3 metros.

Um terremoto de 8,8 graus e um tsunami que atingiram o Chile em 2010 mataram mais de 500 pessoas, destruíram 220 mil casas e desapareceram com docas e resorts na costa. O terremoto liberou tanta energia que acabou encurtando a duração de um dia na Terra em uma fração de segundo, ao alterar a rotação do planeta.


O terremoto mais forte já registrado no mundo ocorreu no Chile - com uma magnitude de 9,5 graus, matou mais de 5 mil pessoas em 1960.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogger Ielmo Marinho em FOCO. Tecnologia do Blogger.