Banner Ad

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

EDUCAÇÃO TEM AVALIAÇÃO POSITIVA


O prefeito Germano Patriota, a secretária Municipal de Educação Maria do Céu Silva e a assessora técnica Regina Helena estão unidos na luta pela educação pública de qualidade do município de Ielmo Marinho.

Essa dedicação reflete-se em bons resultados. O município tem conseguindo melhorar o desempenho das escolas, o que se reflete nos indicadores de qualidade do Ministério da Educação – MEC. O município de Ielmo Marinho ostenta uma das melhores notas entre os 167 municípios do Rio Grande do Norte.

A secretaria de Educação vem aperfeiçoando sempre o que já foi implantado e se esforçando para realizar o que ainda não foi possível. “Traçamos o planejamento estratégico da secretaria Municipal de Educação e buscamos alcançar as metas a cada dia, perseguindo com determinação e afinco os objetivos, pois só assim, Ielmo Marinho terá e oferecerá educação pública de qualidade”, diz Maria do Céu, secretária Municipal de Educação.

Em 2005, o município foi avaliado pelo mesmo sistema e obteve média 2,8. A nota foi classificada como baixa para o IDEB mediante meta traçada pelo Ministério da Educação. A partir de então, por meio de maiores processos de acompanhamento e investimentos nas políticas de educação, o prefeito Germano Patriota investiu na melhoria da qualidade da educação básica deste município.

Com essas ações, o município passou a apresentar na segunda avaliação em 2007, uma melhora no índice, que passou de nota 2,8 para nota 3,8 superando as projeções do MEC. Em 2009, segundo os dados publicados, novamente o município alcança boa nota na avaliação do IDEB com média de 4,2, quando a projeção era de 3,3 ficando assim, acima da meta em 27%.
Segundo a avaliação do IDEB em 2011, divulgada este ano, Ielmo Marinho continuou com um bom índice de avaliação. O município já conseguiu alcançar e superar a meta projetada para 2013 de 4,0 na avaliação, ostentando o índice de 4,1.

 “Desde que assumimos a prefeitura, realizamos diversos investimentos no setor da educação em Ielmo Marinho, com reformas e ampliação de escolas, contratação e capacitação de professores e vários outros investimentos que garantiram mais conforto e melhores condições de estudo para nossos alunos, que por conta disso, também melhoraram o aprendizado na rede municipal”, ressaltou o prefeito Germano Patriota.
De acordo com a secretária Municipal de Educação, Maria do Céu, as escolas da rede municipal de ensino de Ielmo Marinho passam por avaliações constantes, visando corrigir eventuais falhas e melhorar a qualidade de ensino, realizando capacitações de diretores, coordenadores e professores e secretários escolares da rede de educação, que conta também com transporte escolar para alunos da rede rural em toda a área do município.

“A melhoria nos índices deve-se a vários fatores, mas o principal é a valorização dos professores. A formação continuada dos envolvidos no processo educacional, as aulas de reforço e projetos de leitura oferecidos aos alunos, sem dúvida, constituem outro ponto fundamental”, disse a secretária.

Resultados à parte, na verdade, o município de Ielmo Marinho vem se tornando referência de educação no Estado do Rio Grande do Norte, investindo e valorizando o educador e os demais funcionários que atuam na escola.

Criado em 2005, o IDEB é calculado a cada dois anos com base no desempenho dos alunos na Prova Brasil, de português e matemática, e na taxa de aprovação das escolas. A avaliação é aplicada a alunos da 4ª e 5ª séries e da 8ª e 9ª séries de todas as escolas públicas com mais de 20 alunos matriculados na turma. Estudantes do 3º ano do ensino médio e de escolas particulares são avaliados de forma amostral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogger Ielmo Marinho em FOCO. Tecnologia do Blogger.