Banner Ad

quinta-feira, 19 de maio de 2016

PREFEITURA REALIZA CAMPANHA CONTRA DENGUE E CHIKUNGUNYA

Uma nova campanha educativa e de prevenção ganha às ruas de Ielmo Marinho, neste mês de maio, contra o mosquito que transmite a dengue e a febre chikungunya. A prefeitura vai intensificar o alerta sobre o risco de infecções nesta época de período chuvoso, em que o Aedes Aegypti se prolifera com mais facilidade.

As secretarias já começaram a preparar materiais de divulgação e mobilizações para orientar as pessoas sobre os cuidados com a higiene dentro e fora de casa, onde o mosquito pode se reproduzir em diferentes tipos de depósitos capazes de armazenar ou acumular água parada. Os exemplos são vários: pneus velhos, garrafas, plásticos, prato de vasos de plantas ou até mesmo tampinhas de refrigerantes.

A população deve ser o grande vigilante nessa campanha que pretende eliminar os focos do mosquito transmissor das doenças. A dengue e a chikungunya tem os mesmos sintomas: febre alta repentina, erupções na pele, conjuntivite, dores nas articulações, atrás dos olhos, na cabeça e no abdômen. O mal estar também provoca vômitos, sangramentos de mucosas e manchas vermelhas na pele.

Com o lema “Não adianta apenas matar o mosquito. Não podemos deixar ele nascer. E isso depende de todos nós.”, a prefeitura de Ielmo Marinho espera a colaboração dos moradores do município para receber os agentes comunitários de saúde nas residências. A campanha, além de orientar sobre a prevenção, vai também indicar as formas de tratamento das doenças causadas pelo mosquito.

DEZ MEDIDAS PARA COMBATER O FOCO DO MOSQUITO

1 - Virar garrafas vazias com tampas para baixo
2 - Não deixar entulho no quintal ao nas ruas
3 - Cobrir caixas d´água e piscina
4 - Varrer água parada, inclusive da laje
5 - Colocar areia nos pratos de vasos de planta
6 - Lavar baldes e tanques que armazenam água
7 - Manter a lata de lixo tampada
8 - Guardar pneus em locais cobertos, longe da chuva
9 - Usar telas de proteção nas janelas

10 - Usar mosqueteiros para dormir

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogger Ielmo Marinho em FOCO. Tecnologia do Blogger.