Banner Ad

quinta-feira, 16 de maio de 2013

IELMO MARINHO EM DEFESA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE


O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Prefeitura Municipal de Ielmo Marinho, através da Secretaria de Promoção e Bem Estar Social, promovem, a partir desta quarta-feira, uma extensa programação alusiva à Semana Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Será realizado debates na FM 87,9 (FM Esperança), caminhada e ato público.

De acordo com a secretaria, a programação é uma oportunidade de despertar na população ielmomarinhense o interesse pelo tema e transformar a sociedade em parceiro das instituições que asseguram a proteção das crianças e adolescentes do nosso município. “Temos obrigação de darmos as mãos. Esse assunto é de interesse de toda a sociedade. Todos devemos estar atentos e discutir a situação”, disse a secretária Patrícia Kelly da Silva.


Confira programação

- Hoje, amanhã (15) e sexta-feira (16), representantes da secretaria e Conselho Tutelar vão participar de programas especiais na rádio FM Esperança;

- No dia 22, quarta-feira, será realizada uma caminhada no distrito de Umari, a partir das 8h30. Abertura do evento com um café da manhã;

- Dia 23, quinta-feira, ato público na Câmara Municipal de Ielmo Marinho, às 14h. Presença de representante do Ministério Público do Rio Grande do Norte

O dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é 18 de maio. Como será no sábado, nenhum atividade será realizada.

O dia 18 de maio foi instituído em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do Ecpat no Brasil. O evento foi organizado pelo Centro de Defesa de Crianças e Adolescentes (CEDECA/BA), representante oficial do Ecpat, organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais, surgida na Tailândia. O encontro reuniu entidades de todo o país. Foi nessa oportunidade que surgiu a ideia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil.

De autoria da então deputada federal Rita Camata (PMDB/ES) - presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente do Congresso Nacional - o projeto foi sancionado em maio de 2000.

Desde então, a sociedade civil em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogger Ielmo Marinho em FOCO. Tecnologia do Blogger.