Banner Ad

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

AÇÃO SOCIAL REALIZA EVENTO EM NOVA DESCOBERTA

A secretaria Municipal de Promoção e Bem Estar Social de Ielmo Marinho realizou, no último dia 22 de novembro, um grande ato cultural na comunidade de Nova Descoberta. O evento foi em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. Nova Descoberta é local de moradia de uma comunidade quilombola



A titular da secretaria, Kelly Patrícia, falou sobre a importância do evento para a comunidade. Quem também participou do evento e fez um relato sobre o assunto foi o presidente da comunidade quilombola, Seu Xavier. “Estou muito feliz por mais um ano vocês estarem aqui valorizando nossa comunidade”, colocou.

O evento foi marcado com uma vasta programação. Entre as atrações, tivemos exposições, oficinas e apresentações culturais voltada à cultura afrodescendente. O público presente foi agraciado com danças, uma roda de capoeira organizada pelo professor Kelinho, a peça teatral “Rei Zumbi” encenada pelo grupo de teatro do Projovem, que encenou um pouco da história e crenças dos escravos. “É muito gratificante ver que os jovens já não tem mais um certo preconceito com a religião afro. Ver esses jovens dançando, mostrando a nossa cultura afro, para mim, é fascinante”, explicou o professor Kelinho.
Para encerrar a programação, foi realizada uma votação popular para escolha do “Casal Beleza” da comunidade. Logo em seguida, foi servida uma farta feijoada. Confira as imagens.

Dia da Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra 1 é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).


O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogger Ielmo Marinho em FOCO. Tecnologia do Blogger.