Banner Ad

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

IELMO MARINHO SERÁ BENEFICIADA COM OBRAS DE CONVIVÊNCIA COM A SECA

Quase toda a zona rural de Ielmo Marinho, no Agreste Potiguar, está sendo abastecida por carros-pipa. Mas em breve, a comunidade Ramada II, com cerca de 20 famílias, vai ser beneficiada com a construção de cisternas. O recurso para essa obra de convivência com a seca já está garantido pelo RN Sustentável, programa do Governo Estadual. Em uma reunião com Dário Andrade, articulador do programa na região do Potengi, ficou acertado que a contrapartida da prefeitura vai ser no sentido de orientar as famílias beneficiadas na produção de mudas frutíferas, transformando os próprios quintais em áreas produtivas.
Outro convênio vai criar, em Ielmo Marinho, a primeira casa de farinha da agricultura familiar com selo de inspeção estadual, aqui no Rio Grande do Norte. A casa vai ser construída no Assentamento Roseli Nunes, beneficiando diretamente 30 famílias. “O selo de inspeção vai possibilitar que a farinha produzida aqui seja comercializada em todo o Estado. E esse não vai ser o único produto dos agricultores locais. A intenção é que a casa seja, na verdade, também ser uma unidade de beneficiamento da mandioca e seus subprodutos, estimulando assim a produção de macaxeira no município”, afirmou Kalynne Medeiros, secretária de Agricultura de Ielmo Marinho.
Na reunião com o representante do RN Sustentável também ficou acertada a ampliação e modernização da Associação de Artesãos da Comunidade Boa Vista. Lá, cerca de 15 famílias trabalham com confecção de redes. Com as melhorias, vai ser possível aumentar a produção e reforçar a renda. Os projetos vão passar por todos os trâmites burocráticos antes de serem colocados em prática.

CAPACITAÇÃO DOS MORADORES

O prefeito de Ielmo Marinho, Cássio Cavalcante (PMDB), também se preocupou em preparar os moradores das comunidades rurais beneficiadas para gerir os novos negócios, de maneira eficiente e lucrativa. O Sebrae virou um importante aliado nesses projetos, e vai oferecer oficinas voltadas para o Microempreendedor Individual. Inclusive, em março, vai ser criada uma Sala do Microempreendedor, que vai funcionar na Secretária de Agricultura de Ielmo Marinho, onde os interessados podem buscar orientações.

RN SUSTENTÁVEL


O RN Sustentável é um projeto do Governo do RN, implantado em 2013 para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do Estado, com foco na redução das desigualdades regionais, além de apoiar ações de modernização da gestão pública, melhorando assim a qualidade de vida da população potiguar. Nove secretarias de Estado participam do projeto, de forma integrada.

AGORA RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogger Ielmo Marinho em FOCO. Tecnologia do Blogger.