Banner Ad

terça-feira, 10 de julho de 2012

PESQUISA PARA VEREADOR


As pesquisas eleitorais que divulgam números para vereador merecem pouca confiança em termos de projeção da realidade. As pesquisas com muitas opções abertas, como é o caso de vereador, tende a sofrer um desvio em função dos nichos que podem ser encontrados pelos vereadores. Exemplo disso ocorre na zona rural.

Se a pesquisa passa por uma comunidade que vota em massa num único vereador, ele tende a aparecer entre os primeiros, contudo só têm os votos daquela comunidade e dificilmente se elegerá. Portanto, este tipo de pesquisa serve apenas como um norte ou para satisfazer a curiosidade dos candidatos proporcionais, nada, além disso.

A força da zona rural em pesquisas

Outro detalhe sobre pesquisas que precisa ser levado em conta é a influência da zona rural no município. Ielmo Marinho possui mais de 80% de zona rural. São várias as comunidades. Algumas delas de bom porte como Canto de Moça, Alegria, Nova Descoberta e Pororoca. No universo geral, são mais de seis mil eleitores concentrados na zona rural e que vai causar uma diferença nos números das pesquisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogger Ielmo Marinho em FOCO. Tecnologia do Blogger.