Banner Ad

segunda-feira, 15 de abril de 2013

PREFEITURA DE IELMO MARINHO REALIZA AÇÕES EMERGENCIAIS PARA COMBATER A SECA


O Estado do Rio Grande do Norte tem 144 municípios passando por situação de emergência devido à seca, no município de Ielmo Marinho não é diferente. O prefeito Bruno Patriota preocupado principalmente com a situação do agricultor familiar e dos mais carentes, está buscando recursos junto aos governos através de convênios para abastecimento com carros-pipa nas comunidades rurais e projetos que financiam e darão sustentabilidade à agricultura familiar.

Com a chegada do mês de abril sem chuvas, as esperanças dos agricultores e produtores rurais vão diminuindo e aumentando a necessidade de ações emergenciais pelos poderes públicos. Devido à estiagem prolongada, a nova gestão do município de Ielmo Marinho, já em suas primeiras ações, tem traçado um plano de trabalho para atender à população rural neste momento de dificuldade.

A Prefeitura conseguiu logo no mês de janeiro renovar a parceria com o exercito, visando continuar com a Operação Pipa. Graças a essa iniciativa a administração municipal garante abastecimento de água em toda e qualquer propriedade rural que necessitar. Somando-se à ação dos carros-pipas, está à escavação de barreiros, a limpeza das lagoas, escavação e instalação de poços tubulares para aumentar o volume de água na adutora.   

Apesar de tantas conquistas, Bruno entende que muito ainda precisa ser feito, por isso, o prefeito conseguiu garantir que Ielmo Marinho participasse da distribuição de 17 toneladas de forragem de sorgo que foram distribuídas entre os criadores beneficiados do município.

Visando dar agilidade na entrega de material e garantir a participação de todos os produtores do município, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente estará atualizando os cadastros desses produtores junto à Secretaria Municipal e à Secretaria Estadual de Agricultura. Essa atualização mostrará as possíveis pendências de documentos e permitirá que as regularizações necessárias sejam feitas em tempo e ninguém fique fora desse programa.

O senhor Joel de Serra, criador e morador do distrito de Pororoca, diz que por falta de chuva está cada vez mais difícil alimentar os animais. “Na época nós não temos nada para alimentar os bichos a não ser algum xique-xique e palha de cana com dificuldade. Com essa ração já não precisa você queimar e a ração é boa, é vitaminada, qualquer coisa que se comer já é suficiente pra ir atravessando”, agradeceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogger Ielmo Marinho em FOCO. Tecnologia do Blogger.