Banner Ad

sexta-feira, 1 de junho de 2012

MDA ENTREGA RETROESCAVADEIRA AO MUNICÍPIO DE IELMO MARINHO

O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, entrega, nesta segunda-feira, dia 4, a retroescavadeira para atender ao município de Ielmo Marinho. Um dos municípios afetados pela falta de estrutura de suas estradas vicinais, que ligam a zona rural à urbana. A entrega das máquinas ocorrerá às 10h, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, no município de Parnamirim, que pertence à Região Metropolitana de Natal, capital do estado.

A assessoria de imprensa do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) informou ao Blog Ielmo Marinho em FOCO que o investimento total do MDA para a aquisição das máquinas foi de aproximadamente R$ 4,5 milhões. A doação dos equipamentos integra as ações do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2). Na ocasião será divulgado um acordo de cooperação com o governo local para a implementação da Rede Brasil Rural e, também, um mutirão de documentação para as trabalhadoras rurais.

De acordo com o delegado federal do MDA no Rio Grande do Norte, Raimundo Costa Sobrinho, a retroescavadeira fará a diferença na vida dos agricultores familiares de Ielmo Mamrinho. “As nossas estradas precisam de recuperação constantemente e as máquinas vão suprir essas necessidades. Vão garantir o transporte dos alimentos e produtos cultivados pelos agricultores familiares por meio do melhoramento da malha municipal de acesso à zona rural”, afirma.

Como no caso do agricultor rural José Antônio da Silva, 39 anos, que mora com a esposa e os três filhos no assentamento São Sebastião II no município de Ielmo Marinho. O sustento da família vem todo da comercialização de legumes, frutas e animais criados em sua propriedade. O agricultor acredita que o cenário irá mudar com a retroescavadeira.

No município de Ielmo Marinho, a 48 quilômetros da capital potiguar, a máquina doada pelo MDA vai dar infraestrutura a mais da metade da população. “Em nosso município 80% dos habitantes vivem na zona rural e só 20%, na urbana. A retroescavadeira vai possibilitar ao agricultor familiar se estruturar para que não sofra tanto na próxima seca”, conta o prefeito Germano Patriota.

Além de melhorar a infraestrutura das estradas, a prefeitura de Ielmo Marinho utilizará os equipamentos para construir barragens e poços. Esses recursos irão captar e armazenar a água das próximas chuvas, que serão usadas pelas famílias rurais quando o período da seca chegar.

Antes da entrega das máquinas, a delegacia do MDA, em parceria com a unidade regional da Controladoria-Geral da União do Rio Grande do Norte, promoveu um curso sobre a gestão do uso dos equipamentos e o controle social com os 26 prefeitos das cidades contempladas. Com duração de oito horas, a orientação ocorreu no dia 22 de março.

Já o treinamento dos 52 técnicos – dois para cada município – que irão operar as máquinas, foi realizado nos dias 11 e 12 de maio, em Natal. Em breve, os operadores participarão de outra capacitação. Dessa vez, o curso terá como foco o uso das máquinas na construção das barragens submersas, que serão usadas para amenizar os efeitos da estiagem no período da seca. A iniciativa foi formalizada com o MDA e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do estado.


Rede Brasil Rural

Ainda na cerimônia de entrega das retroescavadeiras, o MDA firmará um acordo de cooperação com o governo do estado para implementação da Rede Brasil Rural (RBR) no Rio Grande do Norte. A partir da assinatura, o termo terá a validade de um ano, que poderá ser prorrogado por mais 12 meses.

Além disso, haverá capacitação de aproximadamente 60 agentes de comercialização. O treinamento ocorrerá no dia 6, quarta-feira, no auditório do prédio do Incra no estado, que está localizado na Rua Potengi, 612, no bairro de Petrópolis, em Natal. O curso tem como objetivo capacitar os técnicos que atuam nas bases de serviços para auxiliar as cooperativas e associações da agricultura familiar na venda de produtos e insumos.

Lançada nacionalmente em dezembro passado, a rede é uma ferramenta virtual criada para organizar a cadeia de produtos da agricultura familiar, desde o processo de produção até o mercado consumidor. O acesso à RBR é feito pelo portal do MDA (redebrasilrural.mda.gov.br), e exige o cadastramento de cooperativas de agricultores familiares, que, juntas, podem vender seus produtos direto pela internet, comprar insumos agrícolas, máquinas e equipamentos.

A partir do momento que fazem parte da rede, os usuários podem comprar produtos e insumos como sementes, máquinas e equipamentos. As compras coletivas ajudam a baratear o preço dos insumos, reduzindo o custo de produção e tornando o produto final dos agricultores mais competitivo. A rede pode ser acessada ainda por potenciais clientes, que contarão, assim, com um canal de compras mais eficiente para a aquisição de produtos da agricultura familiar. Quase 190 mil agricultores familiares já estão cadastrados na RBR, por meio de mais de 450 cooperativas.



4 comentários:

  1. É isso mesmo prefeito parabéns mais uma grande aquisição para o município agora é só colocar as maquinas a todo vapor, o vereador Leto esta fazendo um ótimo trabalho em Canto das Moças e nos assentamentos com relação ao recapeamento de estradas e muito mais, de coração espero que Bruno e o Vereador Leto sejam reeleitos nesse pleito, parabéns aos dois Prefeito e vereador Leto.

    ResponderExcluir
  2. isso mesmo concordo o vereador Leto esta trabalhando muito esse sim merece o voto, moro em Ielmo mais vejo o trabalho do vereador ele é bem prestativo.

    ResponderExcluir
  3. Realmente não voto nesse vereador mais vejo que ele é bem atuante.

    ResponderExcluir
  4. é não tenho nada a dizer de Leto alcontrario ele acho que os secretarios poderiam dar mais atenção ao vereador pois ele faz um otimo trabalho na comunidade dele estamos de olho...
    ASS. Justiceira

    ResponderExcluir

Blogger Ielmo Marinho em FOCO. Tecnologia do Blogger.